Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino
|
Componente Curricular
|
Tema
|
Ensino
Fundamental Final
|
Meio
Ambiente
|
Sociedade
e meio ambiente
|
Dados da Aula
TÍTULO:
Sociedade e Meio Ambiente
Autor(a) : Luiza de Marilac Dantas de Almeida
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Estabelecer
relação entre consumo e meio ambiente
Incentivar
o conhecer para cuidar
Trabalhar
a oralidade
Incentivar
a escrita colaborativa
Compreender
o sentido do texto a partir dos significados das palavras
Duração das atividades
Duas
aulas seguidas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor
com o aluno
Ao aluno
é necessário habilidade para leitura e escrita, assim como para pesquisa em dicionário.
Estratégias e recursos da aula
- 1º parte: Ao som de uma música da musica do grupo ERA (Divano) os alunos passearão por sua região com uma seleção de imagens exibidas em data show do local de sua moradia( serras, lagoas, rios, praias, parques..)
Ao término da música , cada aluno leva para plenária e expressa verbalmente as
emoções e sensações que sentiram acerca das imagens.
- 2º parte: Passar o vídeo : A história das coisas -
http://www.youtube.com/watch?v=xaglF9jhZLs
Ao término
do vídeo, discutir coletivamente sobre as principais ideias do
documentário.
- 3 º parte: Dividir a turma em dois grandes grupos , a cada grupo distribuir o texto: COMPARANDO MICRÓBIOS E HOMENS / Os grupos citarão as palavras que eles tenham uma possivel dificuldade de entender o significado./ Uma pessoa de cada grupo é eleita para procurar os significados e o professor registra no quadro/ Refazer a leitura com as palavras desconhecidas , agora compeendidas./ Leva para a plenária a compreensão e discussão da reflexão do texto(
E então, haverá , mesmo, tantas diferenças assim
entre as duas historias? O micróbio não pode mudar o comportamento dos
micróbios, mas será que o homem não pode mudar o comportamento dos
homens?
- 4º parte: Divide-se a turma em grupos de 4 pessoas , e se elabora colaborativamente um documento onde os alunos possam mostrar possibilidades de se manter e conservar as paisagens vista no início de nossa aula.
Recursos Complementares
Data
show
Vídeo A
história das coisas http://www.youtube.com/watch?v=xaglF9jhZLs
Texto: COMPARANDO HOMENS E MICRÓBIOS
Avaliação
Ao final
da elaboração do documento por grupo, é eleito em cada grupo um leitor
para que todos analisem e avaliem coletivamente as idéias dos colegas
O
professor observa a desenvoltura e desenvolvimento do aluno a cada parte da
aula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário