sexta-feira, 31 de agosto de 2012

aula de luiza almeida


Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino
Componente Curricular
Tema
Ensino Fundamental Final
Meio Ambiente
Sociedade e meio ambiente

Dados da Aula
TÍTULO:  Sociedade e Meio Ambiente
Autor(a) : Luiza de Marilac Dantas de Almeida
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Estabelecer     relação entre consumo e meio ambiente
Incentivar o conhecer para cuidar
Trabalhar  a oralidade
Incentivar a escrita colaborativa
Compreender o sentido do texto a  partir dos significados das palavras
Duração das atividades
Duas aulas seguidas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Ao aluno é necessário habilidade para leitura e escrita, assim como para pesquisa em dicionário.
Estratégias e recursos da aula
  • 1º parte:  Ao som de uma música da musica do grupo ERA  (Divano)  os alunos  passearão por  sua região com uma seleção de imagens  exibidas em data show do local de sua moradia( serras, lagoas, rios, praias, parques..)
                              Ao término da música , cada aluno leva para plenária e expressa verbalmente as emoções e sensações que sentiram acerca das imagens.
  • 2º parte: Passar o vídeo  : A história das coisas  -
http://www.youtube.com/watch?v=xaglF9jhZLs
 Ao término do vídeo, discutir  coletivamente sobre as principais ideias do documentário.
  • 3 º  parte:      Dividir  a turma em dois grandes grupos , a cada grupo distribuir o texto: COMPARANDO MICRÓBIOS E HOMENS  /   Os grupos citarão as palavras  que eles tenham uma possivel dificuldade de entender o significado./ Uma pessoa de cada grupo é eleita para procurar os significados e o professor    registra no quadro/ Refazer a leitura  com as palavras  desconhecidas , agora  compeendidas./ Leva para a plenária a compreensão e discussão da  reflexão  do texto( 
E então, haverá , mesmo, tantas diferenças assim entre as duas historias? O micróbio não pode mudar o comportamento dos micróbios,  mas será que o homem não pode mudar o comportamento dos homens?
  • 4º parte: Divide-se a turma em grupos  de 4 pessoas , e se elabora colaborativamente um documento  onde os alunos possam mostrar  possibilidades de se manter e conservar  as paisagens vista no  início de nossa aula.
Recursos Complementares
 Data show
Vídeo A história das coisas http://www.youtube.com/watch?v=xaglF9jhZLs
Texto: COMPARANDO HOMENS E MICRÓBIOS
Avaliação
Ao final da elaboração do documento por grupo,  é eleito em cada grupo um leitor para que todos analisem e avaliem coletivamente as idéias dos colegas
O professor observa a desenvoltura e desenvolvimento do aluno a cada parte da aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário