sexta-feira, 31 de agosto de 2012

AULA DA HELENA CASTRO



Lendo, comparando e criando poemas
Autor e Coautor(es)

FORTALEZA - CE EMEIF DEMOCRITO ROCHA
Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino
Componente Curricular
Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo
Língua Portuguesa
Linguagem oral: escrita e produção de texto
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo
Língua Portuguesa
Análise linguística
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo
Língua Portuguesa
Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Despertar nos educandos o gosto pela leitura e escrita, através da apreciação literária, proporcionando instrumentos necessários para que os educandos possam trazer a poesia para sua realidade de mundo.
Duração das atividades
2 aulas de 50 mintuos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Poemas poesias
Estratégias e recursos da aula
Os estudos serão desenvolvidos através de atividades como:
-Painel de poesias.
-Definição de poesias.
-Estudos de poesias e poetas brasileiros, em especial os poetas
cearenses.
-Análise de poesias pelos educandos.
-Confecção de cartazes ilustrados.
-Sorteio de poesias com os educandos para a interpretação oral.
-Criação de classificados poéticos.
-Leitura de folhetos de cordel.
-Criando um cordel.
-Declamando o cordel.
-Exposição dos trabalhos realizados.
-Seleção de poemas para montagem de franzine.
Recursos Complementares
vCD’s, papel madeira, som, livros de
 poesias, papel sulfite, fita adesiva,
 canetinha, pincel, televisão e DVD,
 folhetos de cordel, varal para
 exposição.

- HUMANOS:
vProfessora e alunos.
vBibliotecária.
 Coordenadora.
Avaliação
A avaliação do projeto pode ser realizada, através da observação e participação dos educandos nas atividades propostas sobre o universo da leitura de poesias.
  Podemos verificar também o envolvimento e a criatividade dos educandos ao construírem suas próprias produções literárias.
Autoavaliação

Nenhum comentário:

Postar um comentário