Literatura de Cordel
Autor e
Coautor(es)
Autor Maria
Edneide de Paiva Sousa
FORTALEZA - CE EMEIF
DEMOCRITO ROCHA
Título da aula original:
A relação entre a gravura
e o cordel
Autor (es) Original( is):
Juliana Gomes de Souza
Dias
Coautor (es) Original(is)
Ezequiel Menta
Estrutura
Curricular:
Modalidade
/ Nível de Ensino
Ensino Fundamental EJA 1º
segmento
Componente
Curricular Tema
Língua
portuguesa - Análise lingüística:
processos de construção de significação / modos de organização dos discursos
Artes
- Arte visual como produção cultural e histórica
História
- Cidadania e cultura no mundo contemporâneo
Literatura
– outras expressões do cordel em quadrinhos, revistas e livros.
Diversidade e cultura –
expressões na variedade de temas e perpetuação dentro de diversas gerações.
Dados da
Aula
O que e o
aluno o poderá aprender com esta aula
-Conhecer literatura de
cordel
- Ler por prazer.
- Ler por prazer.
- Conhecer a técnica de
impressão – xilografia
- Produzir coletivamente
um cordel
-Conhecer a função
social do cordel.
Duração
das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos
prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Esta aula requer do aluno
habilidade básica de leitura e escrita.
Estratégias
e recursos da aula
Vídeo:
Globo Rural e Literatura de Cordel- O vídeo
reporta a função social do cordel desde seu aparecimento até os dias atuais .
Destaca os principais nomes desta
literatura assim, como depoimentos de diversas pessoas que apreciam as obras de
cordel. Apresenta autores da literatura de cordel, dentre eles , Leandro Gomes
de Barros que é considerado o pai da literatura de cordel no Brasil.
O
vídeo está disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=7DosjK6GSUQ
ATIVIDADE
1- Exposição de exemplares e gravuras de cordel (imagem acima)
Disponível
em: http://violeiro.blogspot.com.br/2009/02/jvicttor-um-mestre-daravura-e-do.html Acesso em: 21/08/2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário